02/05/2013

Melhorando os Estudos.


Bom dia, gente! Como estão? Bom, hoje (02/05), vou ajudar contar dicas bem simples, que podem te ajudar no seu desempenho escolar! Cada ano que passa, fica mais difícil se organizar com o tempo, os estudos, e o lazer, mas é preciso se dedicar! Para ler as dicas, clique em "Continue Lendo"!

Memória:

É muito comum termos dificuldade em memorizar certas matérias, e em algumas, não basta apenas entender!
O xadrez é um bom exercício para a memória, e para o raciocínio lógico. ( Perfeito para Matemática, haha )
A alimentação também te ajuda nos probleminhas de memória. Alimentos como Pães, cereais, frutas, e legumes, contém Vitamina B12, ácido fólico, e tiamina, que são necessários para a manutenção da memória! 
Repetir o que você deseja memorizar, é um bom modo de gravar. Isso porque faz o cérebro crer que aquela informação é importante, e por isso, armazena-a.
Deu branco: Você está apresentando um trabalho, e se esquece o que falar. É uma situação desagradável, mas pode ser evitada por exemplo, com exercícios de respiração. Mantenha a calma!

Estilos de Estudo:
Saber o seu "Estilo de Estudo" é importante, pois assim você sabe qual o melhor modo de estudar. Para fazer o teste, e saber que estilo você é, clique aqui.
São três estilos de estudo:
  • Visual.
    Como estudar: Você deve estudar utilizando a leitura, os esquemas gráficos, e os desenhos.  
  • Auditivo.
    Como estudar: O conteúdo deve ser verbalizado. A matéria pode ser lida em voz alta, e discutida com outras pessoas.
  • Cinestésico.
    Como estudar: Para pessoas mas inquietas,o certo é relacionar movimentos que devem ser feitos, para associar ideias. 
Estudar em menos tempo.

Parece difícil, mas sim, é possível estudar em um tempo mais curto. Mas para isso, é preciso cumprir certas ordens.

  1. Durma bem. Muitos já se cansaram de ouvir essa dica, mas dormir no minimo 7 horas por dia, permite que seu cérebro seja ativado, e renda o máximo possível, o que evita que você se distraia enquanto estuda.
  2. Planeje o tempo de estudo.Leve em conta que longos períodos de estudo não irão ajudá-lo a absorver melhor o conteúdo. Crie esquemas de estudos que durem no máximo 45 minutos seguidos. Descanse por 10 minutos e depois volte a estudar novamente.
  3. Compreenda. Estudar não é apenas decorar, também precisamos entender a matéria estudada. Isso porquê entendendo o conteúdo, as ideias se mantém no seu cérebro por muito mais tempo. Isso é possível estudando de uma maneira dinâmica, por exemplo traduzindo as ideias para uma situação real.
  4. Não estude em lugares distrativos. Locais com computadores, TV, e telefone, podem te fazer abandonar os estudos de vez em quando, para distrair-se com as tecnologias. Lugares barulhentos também não são uma boa opção. Opte por uma sala mais esvaziada e silenciosa.

    Essas dicas com certeza vão economizar seu tempo!


Para facilitar:


  • Destaque os pontos principais.
  • Comece pela disciplina que tem maior dificuldade.
  • Estude com uma cadeira confortável, para depois, não ficar com dores musculares.
  • Coloque na mesa apenas o material básico de estudo.

Bom, termino por aqui! Espero que tenham aprendido novas dicas de como aperfeiçoar seus estudos! Até Terça-Feira pessoal. Beijos :)

Um comentário :